Bucins são peças imprescindíveis nas mais variadas indústrias e servem essencialmente para ligar e fixar cabos eléctricos aos respectivos equipamentos. Para o seu fabrico, os materiais mais utilizados são o latão e o aço inoxidável. No entanto, existem vários factores no processo de fabrico que influenciam directamente com a qualidade final das peças. Conheça os vários pormenores a que deve estar atento no momento de escolher um fabricante de bucins.
Capacidade de produção
Uma das primeiras preocupações a ter é se o fabricante tem capacidade de resposta ao seu pedido. Apesar dos bucins serem peças relativamente pequenas, o processo implica vários estágios, maquinaria e mão de obra especializada. Por isso, eis algumas questões para as quais deve procurar resposta junto do fabricante:
● Quantas máquinas tem o fabricante dedicadas à produção de bucins?
● Quantos trabalhadores dedicados tem?
● Qual a experiência da empresa nos vários tipos de bucins (diferentes materiais, funções, formas, roscas, tipos de compressão, aplicações e índice de protecção IP)?
● Qual o processo detalhado de produção (desde a pré-produção ao controlo de qualidade final)?
Qualidade de produção
Alguns modelos têm designs especiais, como garras ou vedantes, mas essas características podem, por vezes, ser descuradas. A qualidade do material é sempre testada nestes pormenores. O latão é uma liga metálica composta por cobre e zinco, variando a proporção das componentes. Essa proporção reflecte-se depois na qualidade da matéria prima e, inevitavelmente, no produto acabado. Com estes ajustes, os bucins podem ser mais susceptíveis a quebras ou perder mesmo a sua estanquicidade.
Deve, por isso, procurar saber mais informações sobre a origem e composição do material de que são feitos os bucins. Procure também conhecer a equipa técnica de produção e controlo de qualidade.
Testes e Certificações
Os bucins são usados em diferentes ambientes industriais, alguns deles bastante perigosos. Por essa razão, precisam de ser testados para as condições a que estarão expostos para, dessa forma, poderem cumprir as certificações que possuem. Entre elas, identificamos as seguintes:
● Certificado ROHS;
● Certificado CE;
● Certificado ATEX;
● Certificado IEC;
● Certificado IP68 à prova de água;
● Gestão de Qualidade ISO.
São vários os factores que contribuem para a escolha acertada de um fabricante de bucins. Reúna o máximo de informação antes de fazer a escolha e garanta assim o sucesso do seu projecto.
A Plexus representa em Portugal a Cabtek e é distribuidora europeia exclusiva desta marca que produz bucins ATEX e sistemas para protecção de descargas atmosféricas. Estabelecida em 1996, ganhou em 2018, entre 33000 empresas concorrentes, o prémio de uma das 100 melhores PME Indianas. A precisão, segurança e qualidade dos produtos Cabtek fazem deste fabricante de bucins o parceiro ideal.
Contacte-nos para saber mais.