COMO PROTEGER OS SEUS INSTRUMENTOS DE PRESSÃO

Set 23, 2024 | Plexus, Tendências na Indústria

instrumentos de pressão

Diariamente, confiamos nos instrumentos de pressão para proteger pessoas, produtos e infraestruturas. Contudo, para que funcionem de forma consistente, precisa e fiável, é necessário tomar cuidados para evitar danos e desgaste nos instrumentos de pressão.

Deixamos aqui algumas dicas:

Escolher o instrumento certo para a função certa

A melhor forma de prevenir danos nos instrumentos de pressão é garantir que o instrumento correcto é escolhido para a função adequada. Esta escolha deve considerar as condições de operação, bem como do ambiente envolvente. 

Eliminar vibrações

As vibrações mecânicas são uma das principais causas de falhas em instrumentos de pressão. Se os instrumentos de pressão forem montados directamente em superfícies ou perto de superfícies com vibrações constantes, podemos ter leituras incorrectas, danos nos componentes ou até mesmo maus contactos eléctricos. Uma solução possível é garantir que um instrumento seja montado longe de máquinas vibratórias, utilizando capilares. 

Prevenir picos de pressão

Outra ameaça para os instrumentos de pressão são os aumentos ou diminuições súbitas e drásticas da pressão. Isto geralmente ocorre quando as máquinas são ligadas ou desligadas e pode causar muitos dos mesmos problemas que as vibrações. As válvulas de agulha também podem causar picos súbitos de pressão. Por vezes, falhas mecânicas inesperadas podem elevar os níveis de pressão a valores anormalmente altos durante períodos prolongados. Nesses casos, pode adicionar-se ao processo um amortecedor de sobrepressão para uma uma protecção extra.

Utilizar acessórios para amenizar a temperatura

A exposição repetida a alta temperatura, como vapor, pode comprometer a precisão dos instrumentos de pressão. Torres de arrefecimento podem resfriar esses meios antes de chegarem ao instrumento. Sifões e capilares também podem ser utilizados para recolher condensação e evitar que vapor quente entre em contacto com as partes vulneráveis do instrumento. 

Isolar a corrosão e obstruções com um selo de diafragma

Fluídos de processo viscosos, ou que contenham sólidos em suspensão, podem obstruir os instrumentos de pressão, enquanto substâncias corrosivas podem degradar lentamente as peças de um instrumento. Selos de diafragma são uma excelente solução para estes problemas, criando uma barreira física que bloqueia o acesso destes fluídos destrutivos ao instrumento. Também podemos considerar adicionar um manifold de ligação para podermos remover potenciais obstruções durante as operações de manutenção periódicas.

Conclusão

Proteger os instrumentos de pressão é essencial para garantir a sua segurança, a fiabilidade e longevidade. Ao escolher os instrumentos correctos para cada função e ao utilizar as medidas de protecção adequadas, podemos prevenir danos que se traduzem em custos elevados e tempo de inactividade.

A Plexus está pronta para ajudar o seu negócio a implementar as melhores soluções, garantindo que os seus instrumentos de pressão funcionem de forma eficiente e precisa. Para mais informações, entre em contacto connosco.

Pode ler todos os restantes artigos Plexus, aqui.