O termo SCADA (Supervisory Control And Data Acquisition) refere-se a um sistema de supervisão, que monitoriza e centraliza dados de várias origens, que podem ser mais próximas, ou mais distantes (por vezes, a quilómetros).
Num sistema SCADA existem vários componentes, que incluem software, mas também hardware, tal como, controladores, redes, interface de utilizador e equipamentos de comunicação.
Um SCADA industrial típico. consiste nos seguintes elementos principais:
- Uma unidade ou estação central (servidor);
- Uma ou mais estações de operação remotas, quando não se opera directamente no servidor;
- Uma ou mais unidades remotas de recolha de dados, geralmente PLCs (Programmable Logical Controller) ou RTUs (Remote Terminal Units);
- Um conjunto de software padrão, porém personalizado, para monitorizar e controlar elementos localizados remotamente.
Funções do SCADA
Um sistema SCADA realiza quatro funções principais:
- Aquisição de dados do campo;
- Tratamento e apresentação dos dados;
- Envio de dados para o campo (possibilidade de controlo).
Estas funções desenrolam-se da seguinte forma:
- Os PLCs ou as RTUs estão implantados no terreno e servem como pontos de recolha local, através dos equipamentos de campo que lhes estão ligados. A ligação dos sensores aos PLCs é directa e, no caso das RTUs, estas agrupam informação de diversos sensores e esta informação (sinais) é enviada por comunicação para o PLC que controla essa RTU ou directamente para o sistema SCADA.
- Uma vez no sistema SCADA, a informação é tratada para ser apresentada ao utilizador de forma gráfica, visualmente mais apelativa e que permita uma operação fácil e intuitiva da instalação.
- Através dos periféricos – teclado e rato, tipicamente – do computador onde corre o sistema SCADA, os operadores podem também enviar informações (comandos) para os equipamentos de campo, por exemplo, para parar uma bomba ou abrir uma válvula.
Conclusão
Os sistemas SCADA facilitam a supervisão e controlo de processos industriais ou infraestruturas. Com a sua arquitetura de hardware e software apropriados, é possível assegurar o funcionamento eficiente dos sistemas monitorizados.
Entre em contacto connosco e conheça todas as soluções que temos para a sua empresa!Pode ler todos os restantes artigos Plexus, aqui.