RFID (Radio Frequency IDentification – identificação por radiofrequência) é um sistema de captura de dados, a curto distância. A origem desta tecnologia leva-nos até à segunda guerra mundial, em que a tecnologia RFID era utilizada nos sistemas de radares. Actualmente, este sistema tem aplicação na medicina, comércio e nas mais diversas indústrias.
Como funciona o RFID?
O sistema é composto por uma antena, que faz a leitura do sinal e transfere a informação para um dispositivo leitor. É ainda necessário um transponder (ou etiqueta de rádio frequência) que contém a informação a ser transmitida, para o sistema funcionar. Esta etiqueta deve estar nos elementos a identificar como pessoas, animais, peças ou equipamentos. De forma simplificada, o que acontece é o seguinte: a antena emite energia muito rapidamente ao transponder, que a armazena numa espécie de bateria interna e que, uma vez carregada, emite um código único associado ao próprio transponder.
Em que indústrias se aplica?
As soluções RFID aplicam-se em todas as indústrias que impliquem mão de obra, por exemplo, para registar movimentos e presenças de pessoas, veículos, etc. Uma aplicação típica é identificação dos operadores num determinado posto de trabalho, por exemplo.
Mas a aplicabilidade deste sistema pode ser muito mais complexa:
- Em diversas indústrias pode apoiar no controlo de temperaturas com identificadores próprios para o efeito;
- Na automação industrial, permite garantir a combinação correcta entre a ferramenta e a peça a ser trabalhada, ou entre vários equipamentos, evitando desta forma o erro humano;
- Em aplicações de logística. Pode ser utilizada esta tecnologia nas várias etapas dos processos, para garantir a rastreabilidade.
A tecnologia RFID oferece mobilidade e optimização do tratamento de dados com rapidez (cerca de 100 milissegundos) e segurança.
Quer perceber a influência que o RFID pode trazer no seu sector? Fale com a nossa equipa de profissionais. Contacte-nos!