Objectivos da Medição de Nível em Tanques

Mar 21, 2024 | Plexus, Tendências na Indústria

Objectivos da Medição de Nível em Tanques


O controlo preciso e eficiente do nível em tanques tem um papel fundamental em diversos sectores industriais. Este artigo explora a importância da medição de nível em tanques, destacando as suas principais finalidades e aplicações.

Estas medições são normalmente realizadas por uma das seguintes razões: Operação, Controlo de Existências (Stock) ou Transferência de Produto.

1. Operação

A razão principal para a medição de nível em termos operacionais é evitar o transbordo dos tanques ou o seu esvaziamento não intencional, que pode levar a desferragem de bombas, durante as operações diárias. Este tipo de medição tende a ser contínuo e age como um monitor. A nossa parceira FAFNIR produz soluções e sistemas para este efeito, que evitam, tanto o sobre-enchimento, como o esgotamento dos tanques!

2. Controlo de Existências (Stock)

Este tipo de aplicação requer uma precisão mais elevada do que apenas para monitorização operacional, porque é necessário contabilizar as quantidades de produtos no local, frequentemente para controlo legal (alfandegário). Este tipo de aplicação destina-se a controlar as existências de produtos a qualquer instante, por vezes até de diferentes proprietários, detecção de caudais não autorizados (fugas, furtos, erros de operação, etc.)

3. Transferência de Produto

Esta aplicação também requer uma precisão elevada pois está, normalmente, associada a transacções comerciais, quer sejam recepções ou expedições de produto.

Incertezas na Medição do Nível do Tanque

Existem várias incertezas na medição de nível em tanques, incluindo, mas não se limitando, a:

  • A localização do equipamento de medição de nível no próprio tanque;
  • Factores ambientais como vento, temperatura ambiente e pressão atmosférica;
  • Temperatura e pressão de operação; e
  • Movimentações de produto de/para o tanque, causando oscilações.

Aprovações de Sistemas e Componentes

Dependendo da aplicação, a utilização destes sistemas e componentes pode implicar certificações, para garantir que cumprem com a segurança e precisão legais. Após a colocação em serviço, cada vez que se realiza manutenção ao sistema, dependendo do tipo de manutenção, pode ser obrigatória a sua verificação, calibração ou certificação. A nossa parceira BEAMEX tem equipamentos e software, com a precisão necessária e certificados para gestão da calibração de níveis.

Os equipamentos poderão ter que cumprir com a directiva europeia ATEX, por exemplo, em aplicações com risco de explosão.

Em termos de precisão, o IPQ (Português), o FINAS (Finlandês), o NMI (Holandês) ou o PTB (Alemão) são organismos internacionalmente reconhecidos no mundo da aprovação para medição de nível.

Conclusão

A medição do nível de tanques garante segurança e operação eficientes e desempenha um papel fundamental na garantia de integridade dos produtos armazenados, tanto em termos de quantidade, como de qualidade até da propriedade dos produtos. A Plexus trabalha com diversos parceiros que desenvolvem soluções de medição de nível e restantes grandezas que possam estar associadas – pressão, temperatura, densidade, interface, detecção de água, etc- para todos os tipos de produtos e de tanques.

Quer garantir a segurança e eficácia no seu negócio? Entre em contacto connosco e conheça todas as soluções que temos para a sua empresa!

Pode ler todos os restantes artigos Plexus, aqui.